quarta-feira, 28 de maio de 2008

A Internet e seus impactos nas notícias

RESUMO

O presente artigo trata de uma reflexão sobre os impactos da internet nos acontecimentos noticiados pelos meios de comunicação. O que muda com esse novo recurso? A velocidade da informação garante a credibilidade da notícia? A internet passa a pautar os demais meios de comunicação. Que mudanças traz essa realidade? Dá pra confiar no que se noticia na internet?

Palavras-Chave: internet, informação, rapidez.

1. INTRODUÇÃO
Desde a invenção de Gutenberg, o ser humano tenta reproduzir informações de uma forma cada vez mais veloz. Primeiro nos tipos móveis, que possibilitaram a criação do jornal, em seguida o rádio que encurtou as distâncias, depois, o fenômeno televisão que possibilitou a transmissão de sons e imagens instantaneamente. E, agora, a internet que torna o mundo cada vez menor na velocidade de suas informações. São essas informações confiáveis? Ou será que devido à rapidez com a qual são divulgadas a tornam menos confiáveis? Ou ainda, por ser a internet um meio tão vulnerável, como a notícia divulgada no ciberespaço se solidifica? E quando a internet vira a própria notícia?
Por ser um meio ainda “recém-nascido” há o que se refletir e questionar. Os caminhos da notícia na internet e seus efeitos na vida da sociedade e na própria imprensa serão analisados nesse artigo.

2. VELOCIDADE X CREDIBILIDADE
O mundo vive em constante mudança, e em alguns casos, em evolução. Isso tem acontecido com a comunicação. Buscando meios de divulgação que atingissem o maior número de pessoas em menor espaço de tempo, a internet se mostra como recurso mais eficaz para esse fim. Pierry Lévy trata dessa velocidade quando relaciona a comunicação propriamente dita, aos transportes em sua mobilidade física, quando compara a construção de ferrovias aos novos sistemas de informações, onde ambos têm em comum o fato de criar “uma situação em que vários sistemas de proximidade e vários espaços práticos coexistem” (Lévy, 1996, p.22). A velocidade das informações trouxe uma efervescência no ambiente jornalístico, pois que a rapidez na divulgação da informação tornou-se a grande “vedete” nos meios de comunicação. Aquele que dá a notícia em primeira mão é o mais reconhecido entre as massas. É o tão sonhado “furo”. No entanto, há riscos nessa prática, pois que o anseio de divulgar a notícia muitas vezes esconde a fragilidade com que a informação foi obtida. A checagem dos fatos, principal respaldo a veracidade da notícia, não é feita com tanto afinco porque o fator tempo se torna mais importante. Notícias incompletas e muitas vezes incorretas se tornam mais comuns na net.
Apesar de ser, hoje em dia, o primeiro meio para se saber das notícias, a internet por muitas vezes não se torna um canal muito confiável na opinião daqueles que a utilizam.


3. MEIO VULNERÁVEL
Se por um lado a rapidez na divulgação dificulta a confirmação da autenticidade do fato, por outro, a notícia na internet enfrenta o problema da falta de controle do meio. Por a internet ser considerada “terra de ninguém”, a notícia flutua numa rede que não tem sustentabilidade própria. Porque não há quem possa afirmar que o que é divulgado na internet é verdadeiro. Visto que na internet vivemos num mundo onde a fantasia se torna mais real que a própria realidade. Quem a fiscaliza? Quem a condena? Senão os próprios usuários? Segundo Franco (1997) “a internet não é uma coisa estável, não é uma tecnologia pronta. É como uma cidade que este em permanente construção e cuja vida dos prédios é extremamente efêmera”.
Alguns sites de notícias têm credibilidade quase que inquestionável por já serem conhecidos em sua forma televisiva ou impressa, mas o que dizer daqueles que são desconhecidos ao grande público e que pretendem se firmar no meio mais democrático já considerado até agora?
É importante ressaltar que essa “desconfiança” do público é salutar se pensarmos em que tais empresas busquem a partir desse pressuposto, a qualidade de suas informações. Deve-se buscar formas em que o receptor se sinta mais seguro ao ler a informação na internet.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
A internet é um meio novo e cheio de possibilidades, também cheio de desconfianças e mistérios. Trouxe a informação rapidez, ao mesmo tempo em que trouxe superficialidade. É um desafio ao emissor, no sentido de dar credibilidade a sua informação, e um exercício de busca pelo receptor daquilo que conhecemos como “realidade”.





BIBLIOGRAFIA
· LÉVY, P. O que é virtual? São Paulo: Ed. 34, 1996.
· FRANCO, A; Araújo. Ensaio sobre as tecnologias digitais da inteligência. Campinas: Papirus, 1997.

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